Guia da Cidade de Matosinhos

Monumentos e Património

Farol de Leça

Farol da Boa Nova - Leça da Palmeira

Quem vem passear à beira mar, em Leça da Palmeira, não pode deixar de observar o farol de Leça ou da Boa-Nova, como vulgarmente é chamado.

Num passado não muito distante, a costa norte de Portugal era conhecida pelos marinheiros como a «costa negra». Tal devia-se à escuridão constante, ou se preferirmos, à fraca iluminação. Daqui resultavam naufrágios frequentes, tal como se pode constatar no Museu da Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça.

Tal facto levou a que, em 1915, o Ministro da Marinha da altura decretasse a elaboração urgente de um projeto, com vista à instalação de um farol que fosse dotado de um sinal sonoro.

Esse farolim seria construído na Boa Nova, em Leça da Palmeira, nas atuais traseiras da Capela da Boa Nova (S. Clemente das Penhas) e funcionou entre 1916 e 1926. Curioso que muitas das pessoas que circundam a capela e sobem os degraus até ao marco geodésico para apreciar as belíssimas vistas que a natureza aí proporciona, nem sequer sonham que estão em cima do local desse primitivo farol. Isto apesar de ser bem visível no terreno o quadrado que ele formava.

O novo farol de Leça foi inaugurado em 20 de fevereiro de 1927, segundo projeto do Engenheiro Joaquim Peres e custou 370.000$00 (trezentos e setenta mil escudos). Tem uma torre circular de cimento armado, branco, com pequenas listas horizontais escuras.

Este é o segundo maior farol de Portugal (o maior é o da Barra, em Aveiro), com 46 metros de altura e 213 degraus de escada em caracol que competem com o ascensor introduzido nos anos 50. O seu alcance de luz ultrapassa as 28 milhas náuticas, ou seja, é visível a mais de 52 quilómetros.

Em 03 de Março de 2011, o edifício é classificado como Monumento Nacional, juntamente com a Piscina das Marés, também do Arquitecto Siza Vieira.

Fotos do Farol da Boa Nova

Farol de Leça é o segundo maior de Portugal

O sinal sonoro, emitido em dias de nevoeiro, conhecido entre os leceiros como «a ronca», funcionou durante vários anos, tendo sido desactivado nos anos 80.

Desde a sua fundação que nas suas instalações funcionou a Escola de Formação de Faroleiros, donde se formaram excelentes profissionais. Esta escola encerrou em 1962.

Hoje mantém-se ativo e é considerado umas das Sete Maravilhas de Leça da Palmeira. Além disso, é considerado monumento da arqueologia industrial, tendo sido o primeiro farol elétrico do norte do país.

Vídeo do Farol da Boa Nova

Entre outros marcos históricos dignos de registo, em 1979 passou a controlar o funcionamento dos farolins do porto de Leixões (Quebra-mar, Molhe Norte e Molhe Sul) e o farolim de Felgueiras à entrada da barra do Douro. Esta foi a primeira rede de telecontrolo a existir em Portugal.

Morada e Contactos do Farol

MORADA: Avenida da Liberdade
4450-686 Leça da Palmeira

CONTACTOS
Telefone: 229 951 835
Email: farol.leca@amn.pt

Como Chegar ao Farol

GPS:
Latitude: 41º 12’,15 N,
Longitude: 08º 42’,64 W

TRANSPORTES PÚBLICOS:
Autocarro Resende - 106 e 104
Autocarro STCP - 507

Horário das Visitas ao Farol

Entrada gratuita

Período de Verão (01 abril a 30 setembro):
às quartas-feiras entre as 14 e as 17 horas

Período de Inverno (01 outubro a 31 março):
às quartas-feiras entre as 13:30 e as 16:30 horas

Fora deste período, os faróis podem ser visitados por marcação n​o caso de grupos organizados (escolas, entidades, etc), através de email para dfarois@amn.pt.

​Para visitas nos horário indicados, não é necessária marcação.

​Importante: Alerta-se que o período de abertura a visitas pode ser cancelado ou encurtado, sem aviso prévio, por motivos operacionais do farol, pois os faróis são equipamentos de assinalamento marítimo em funcionamento, cuja missão principal é garantir a segurança da navegação.

Artigos Relacionados

Piscina das Marés

Piscina das Marés – Leça da Palmeira

Fotos da Piscina das Marés Vídeo da Piscina das Marés Morada e Contactos da Piscina das Marés Horário e Preços da Piscina das Marés Como chegar à Piscina das Marés Visitas Guiadas à Piscina da Marés Obra-prima de Álvaro Siza, […]

ler mais »
Casa de Chá da Boa Nova

Casa de Chá da Boa Nova - Leça da Palmeira

Fotos da Casa de Chá da Boa Nova Vídeo da Casa de Chá da Boa Nova Morada e Contactos da Casa de Chá da Boa Nova Visitas à Casa de Chá da Boa Nova Vistas 360º da Casa de Chá […]

ler mais »