Guia da Cidade de Matosinhos

Monumentos e Património

Casa de Chá da Boa Nova

Casa de Chá da Boa Nova - Leça da Palmeira

Construída sobre as rochas, a apenas dois metros da água, com o mar em fundo, a Casa de Chá da Boa Nova (Tea House) é um dos locais mais procurados pelos amantes da arquitetura, pelos apreciadores de uma boa refeição e, sobretudo, pelos que gostam de contemplar o mar e as obras do arquitecto Siza Vieira.

Junto à Capela da Boa Nova, uma peça da arquitectura do século XX. É a Casa de Chá da Boa Nova (1958 a 1963), projecto do arquitecto matosinhense Álvaro Siza Vieira. Prova de como é possível construir o novo sem descaracterizar os lugares e a sua identidade. Foi mandada construir pelo Presidente da Câmara Eng. Fernando Pinto de Oliveira. Em 1991, a Casa de Chá, teve a intervenção deste arquitecto não só na arquitectura, como na criação do mobiliário e decoração adequada, que até hoje permanece.

Neste espaço, sobre rochedos e bem perto do mar, umas vezes mais calmo outras mais bravo, encontra-se uma tranquilidade e uma beleza incondicional que não deve deixar de ser visitado em Leça da Palmeira.

Em volta, há a praia e o mar, a centenária capela da Boa Nova e o imaginário de António Nobre, imortalizado na sua poesia inscrita na rocha – “Na praia lá da Boa Nova, um dia/ Edifiquei (foi esse o grande mal)/ Alto Castelo, o que é a fantasia,/ Todo de lápis-lazzuli e coral!.” (Só, Poema de António Nobre, 1887) –, mas também na escultura de Salvador Barata Feyo.

Em 03 de Março de 2011, o edifício é classificado como Monumento Nacional, juntamente com a Piscina das Marés, também do Arquitecto Siza Vieira.

Fotos da Casa de Chá da Boa Nova

Casa de Chá da Boa Nova (Monumento Nacional)

A Casa de Chá, Monumento Nacional desde 2011, surge implantada e ancorada nos rochedos da Boa Nova, completando e acrescentando valores à paisagem pontuada pela capela e pelo farol, sem a mimetizar ou confrontar.

A aproximação e ascensão exterior através de uma escada percorre os diversos quadrantes, entre a terra e o mar. Entramos ao centro, descendo verticalmente antes de acedermos às duas salas. Sobre uma base de betão armado e uma cortina de vidro, as coberturas movimentadas e balançadas levitam sobre o horizonte do mar.

Integram-se diversos equipamentos, nomeadamente candeeiros, mesas e cadeiras, desenhados pelo autor e hoje integrados no restaurante de um premiado chef português. A abertura mecânica das janelas da sala surpreende os visitantes do restaurante. Emoldurado, surge um poema de António Nobre que vagueava habitualmente pelo lugar.

Vídeo da Casa de Chá da Boa Nova

Morada e Contactos da Casa de Chá

MORADA: Casa de Chá da Boa Nova
Avenida da Liberdade, 1681
4450-718 Leça da Palmeira

CONTACTOS:
Telefone: +351 229 940 066 / +351 932 499 444
Email: boanova@ruipaula.com

Como Chegar à Casa de Chá

GPS:
Latitude: 41.20279427569209
Longitude: -8.714969158172607

TRANSPORTES PÚBLICOS:
Autocarro: Resende - 106, 104

Visitas à Casa de Chá da Boa Nova

As visitas ao interior estão sujeitas a marcação pelo telefone: +351 222 404 663

Artigos Relacionados

Piscina das Marés

Piscina das Marés – Leça da Palmeira

Fotos da Piscina das Marés Vídeo da Piscina das Marés Morada e Contactos da Piscina das Marés Horário e Preços da Piscina das Marés Como chegar à Piscina das Marés Visitas Guiadas à Piscina da Marés Obra-prima de Álvaro Siza, […]

ler mais »
Farol de Leça

Farol da Boa Nova - Leça da Palmeira

Fotos do Farol de Leça Vídeo do Farol de Leça Morada e Contactos do Farol de Leça Horário das Visitas ao Farol de Leça Como chegar ao Farol de Leça Vistas 360º do topo do Farol de Leça Quem vem […]

ler mais »